Origins

Origem do Nome

O nome MAnGve é originário do “acrônimo” Modelo Ágil no apoio à Governança em TIC, e faz menção ao “mangue” ou “manguezal”, que é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais , como é o caso do contexto geográfico de Recife, onde estão inseridos o Autor e o Centro de Informática da UFPE.

Todavia, o MAnGve atualmente é reposicionado como um framework, em função de sua flexibilidade e adaptabilidade ao permitir que novas práticas sejam acrescentadas ou não adotadas, em função da necessidade vivenciada por cada praticante, sem que isso descaracterize sua aplicação.

A escolha do nome se deu, pelo significado cultural e socioambiental que possui o termo, fazendo referência não só a um movimento cultural “Manguebeat” que se tornou em 20/08/09 patrimônio cultural e imaterial do Estado de Pernambuco (PE360GRAUS, 2009), como também pelo fato do mangue ser considerado o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, e de possuir relevância econômica local e ambiental elevadas.

Os manguezais são conhecidos como berçários, porque existe uma série de animais que se reproduzem nestes locais. Ali, os filhotes também são criados. Uma grande variedade de peixes e mamíferos costumam entrar no mangue para se reproduzir e se alimentar, como os golfinhos, robalos e as tainhas. Muitas aves utilizam esse ambiente para procriar, para se alimentar e descansar. (AMBIENTEBRASIL, 2009).

Quanto à fauna, destacam-se as várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos. Nos troncos submersos, vários animais filtradores, tais como as ostras, alimentam-se de partículas suspensas na água. Os caranguejos em sua maioria são ativos na maré baixa, enquanto os moluscos alimentam-se durante a maré alta (AMBIENTEBRASIL, 2009).

Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, porém se destacam pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso, podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil e do mundo (AMBIENTEBRASIL, 2009).

Por sua vez, Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento musical que surgiu no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais com rock, hip hop, maracatu e música eletrônica. Esse estilo tem como ícone o músico Chico Science, ex-vocalista, já falecido, da banda Chico Science e Nação Zumbi, idealizador do rótulo mangue e principal divulgador das idéias, ritmos e contestações do Manguebeat (MANGUEBEAT, 2009).

Outro grande responsável pelo crescimento desse movimento foi Fred 04, vocalista da banda Mundo Livre S/A e autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro". O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Zero Quatro, ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o mangue era o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, o Manguebeat precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira “do mangue ser a diversidade”, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas. O Manguebeat influenciou muitas bandas de Pernambuco e do Brasil, sendo o principal motor para Recife voltar a ser um centro musical (MANGUEBEAT, 2009).

Fazendo uma singela analogia desejamos que o MAnGve se torne um “ecossistema metodológico” fronteiriço de transição entre os ambientes organizacionais e as suas necessidades transformação positiva através de iniciativas de governança, com vistas a agregação de valor ao negócio das organizações. Assim como os manguezais, o MAnGve aspira ser o “ambiente integrador” e “agente catalisador” na colaboração para formação de uma cena “tecnológico-institucional” tão rica e diversificada quanto o movimento Mangue Beat o é no contexto cultural.

Name origin

MAnGve's name originates from the “acronym” "Modelo Ágil no apoio à Governança em TIC" (e.g., Agile Model in support of ICT Governance). It refers to the “mangrove” or “mangrove”, which is a coastal ecosystem, the transition between the terrestrial and marine environments, a wetland characteristic of tropical and subtropical regions, as is the case of the geographic context of Recife, where the Author and the UFPE Informatics Center are inserted.

However, the MAnGve is currently repositioned as a framework due to its flexibility and adaptability by allowing new practices to be added or not adopted, depending on the need experienced by each practitioner, without this detracting from its application.

The choice of name was due to the cultural and socio-environmental meaning that the term has, referring not only to a cultural movement called “Manguebeat”, which became on 20/08/09 cultural and immaterial heritage of the State of Pernambuco (PE360GRAUS, 2009), as well as the fact that the mangrove is considered the biologically richest ecosystem on the planet, and has high local economic and environmental relevance.

The mangroves are known as nurseries because several animals reproduce in these places. There, the chicks are also raised. A wide variety of fish and mammals usually enter the mangrove to breed and feed, such as dolphins, sea bass, and mullet. Many birds use this environment for breeding, feeding, and resting. (AMBIENTEBRASIL, 2009).

As for the fauna, the various species of crabs stand out, forming considerable populations in the muddy bottoms. In submerged logs, various filter feeders, such as oysters, feed on suspended particles in the water. Most crabs are active at low tide, while mollusks feed during high tide (AMBIENTEBRASIL, 2009).

Unlike other forests, mangroves are not very rich in species but stand out for the abundance of populations that live in them. Therefore, they can be considered one of the most productive natural environments in Brazil and the world (AMBIENTEBRASIL, 2009).

In turn, Manguebeat (also worded as manguebit or mangue beat) is a musical movement that emerged in Brazil in the 90s in Recife that mixes regional rhythms with rock, hip hop, maracatu, and electronic music. This style has as its icon the musician Chico Science, former vocalist, now deceased, of the band Chico Science, and Nação Zumbi, creator of the label mangue and leading promoter of the ideas, rhythms, and contestations of Manguebeat (MANGUEBEAT, 2009).

Another person responsible for the growth of this movement was Fred 04, lead singer of the band Mundo Livre S/A and author of the first Mangue manifesto in 1992, entitled "Crabs with Brain". The purpose of the movement arose from a metaphor idealized by Zero Quatro when working on ecological videos. As the mangrove was the biologically richest ecosystem on the planet, Manguebeat needed to form a music scene as rich and diverse as the mangroves. Due to the main banner “of the mangrove being diversity”, the agitation in music contaminated other forms of cultural expression such as cinema, fashion, and the visual arts. Manguebeat influenced many bands from Pernambuco and Brazil, being the main engine for Recife to return to being a musical center (MANGUEBEAT, 2009).

Making a candid analogy, we want the MAnGve to become a borderline “methodological ecosystem” of transition between organizational environments and their needs, positive transformation through governance initiatives, to add value to the organizations' business. Just like the mangroves, MAnGve aspires to be the “integrating environment” and “catalyst agent” in the collaboration to form a “technological-institutional” scene as rich and diverse as the Mangue Beat movement is in the cultural context.

References

  • AMBIENTEBRASIL (2009). AMBIENTE BRASIL - Portal focado em Meio Ambiente fonte de estímulo à ampliação do conhecimento ambiental. Disponível em: < http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/ecossitema_costeiro/mangue_-_fauna_e_flora.html >. Acesso em: 10/09/2009.

  • PE360GRAUS (2009). PE360o. Redação do pe360graus.com. Notícia – “Movimento Manguebeat é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado” – Disponível em: <http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/musica/2009/08/20/NWS,496644,2,225,DIVERSAO,884-MOVIMENTO-MANGUEBEAT-PATRIMONIO-CULTURAL-IMATERIAL-ESTADO.aspx>. Acesso em: 04/09/2009.

  • MANGUEBEAT (2009). MANGUEBEAT. Site oficial do Movimento. Disponível em: <http://www.manguebeat.com.br/>. Acesso em: 04/09/2009.