MAnGve Defender

Nota sobre o MAnGve Defender

O MAnGve Defender é uma iniciativa pedagógica do Agile Governance Research Lab (AGRLab) sediado no Departamento de Ciências Administrativas (DCA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (DCA-UFPE), sob a coordenação do prof. Alexandre Luna.

No contexto amplo da pesquisa que originou o MAnGve-i9, o game foi concebido com o intuito de realizar uma prova de conceito da aplicação do Mi9 para geração de um produto real, passando por todos os ciclos do modelo: partindo da ideação, enveredando pelo design, realizando o desenvolvimento, e consequentemente sua avaliação pelos colaboradores do grupo de pesquisa e também por alguns alunos voluntários de duas turmas dos cursos de graduação da UFPE.

Além da motivação da pesquisa, a proposta era produzir um game que pudesse apoiar o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e consequentemente contribuir na mudança de hábitos para preservação de nosso meio ambiente. Indicado para crianças de todas as idades, auxilia o cidadão a refletir sobre as consequências que certos atos no cotidiano podem causar, e compreender que a sobrevivência dos nossos ecossistemas depende de um comportamento coletivo.

Instruções (também podem ser lidas na tela do jogo):

O MAnGve precisa ser defendido... Ajude o MAnGveMaster (MM) a combater a poluição eliminando as criaturas do lixo.

DICAS: Use as teclas WASD para se movimentar (W-cima, A-esquerda, S-baixo, D-direita), e o botão esquerdo do mouse para se defender!

Ao chegar às 'nascentes' o MM recupera um ponto de vida e a pureza da água. Evite que as criaturas cheguem nas 'nascentes' pois elas vão poluí-las, e poderão se multiplicar nesse ambiente poluído. Não deixe as criaturas atingir o MM, pois podem prejudicar sua saúde.

  • Se a saúde do MM zerar... GAME OVER!

  • Se o MM eliminar todas as criaturas... VITÓRIA!

Observações: A mecânica da versão atual do jogo utiliza teclado e mouse, mas em breve deveremos lançar a versão touch, para que possam jogar nos dispositivos móveis.

Divirtam-se!