News‎ > ‎

Projeto aos Sábados: "Palestra Governança Ágil: ampliando paradigmas"

postado em 21 de set de 2011 06:00 por Alexandre Luna   [ 21 de set de 2011 06:41 atualizado‎(s)‎ ]
O PMI-PE promove este sábado 24/09/11 mais um encontro do evento "PROJETOS AOS SÁBADOS", que visa criar um canal de comunicação em duas vias entre: Academia e Mercado. Esta iniciativa está sendo viabilizada através de uma parceria com o Grupo de Pesquisa em Projetos – GP2 do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, Brasil – CIn-UFPE. E visa oferecer aos filiados e demais interessados no tema uma oportunidade de participar deste diálogo, voltado às atividades de educação e pesquisa.

A palestra deste sábado será com o doutorando Alexandre Luna, sobre Governança Ágil: Ampliando Paradigmas, no auditório do CIn-UFPE no dia 24 de setembro de 2011, às 09h.

Os interessados devem enviar o nome completo e PMI-ID (caso seja filiado ao PMI-PE) para o e-mail:projetos_aos_sabados@pmipe.org.br

MINI CURRÍCULO DO PALESTRANTE

Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Governança em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com MBA em Gestão Estratégica de TIC. Engenheiro Químico pela UFPE. Certificado ITIL, COBIT e CSM. Membro do PMI. Gestor de Infraestrutura de TI da Secretaria de Educação de Pernambuco. Analista Consultor da ATI-PE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Projetos (GP2) do CIn UFPE e do Grupo de Tecnologia em Saúde (TIS) do Hospital das Clínicas da UFPE. Professor de Pós-graduação e Ensino Superior em TIC. Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos, Governança em TIC, Engenharia de Software, e-Business, Metodologias Ágeis, ITIL, COBIT, PMBOK e MAnGve.

RESUMO DA PALESTRA

O MAnGve (pronuncia-se mangue) é um framework para implantação e melhoria dos processos de governança e gerenciamento dos serviços de TIC nas organizações. Através de uma abordagem ágil, com foco prático e orientações que procuram superar as principais carências e limitações na aplicação dos modelos existentes (ITIL, COBIT, COSO, VAL IT, dentre outros).

Esta é uma abordagem inovadora e recente sobre a aplicação de princípios, valores e boas práticas das metodologias ágeis da Engenharia de Software na área de Governança e Gestão. Este modelo "incorpora", como mecanismos para o alcance de seus objetivos, também um conjunto de metáforas e analogias a respeito de "meio ambiente e desenvolvimento sustentável", além de uma série de atributos lúdicos da "cultura Manguebeat".

Esta palestra apresenta uma visão crítica sobre as principais limitações práticas encontradas em oito modelos relacionados à Governança Convencional, os fundamentos da Governança Ágil, assim como uma visão geral do corpo de conhecimento do MAnGve.
Comments