News‎ > ‎

Governança Ágil em TIC será abordada no CBIS2010

postado em 4 de mai de 2010 07:50 por Alexandre Luna   [ 4 de mai de 2010 08:05 atualizado‎(s)‎ ]
Com grande satisfação recebemos o convite para ministrar um Tutorial sobre Governança Ágil em TIC para Saúde no XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS2010. Um tutorial funciona como um mini-curso.

O CBIS2010 ocorrerá entre 18 e 22 de Outubro de 2010, em Porto de Galinhas, Pernambuco. O CBIS tem como objetivo apresentar o estado atual do desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações em saúde no Brasil e no mundo, e discutir os melhores caminhos para sua utilização no Brasil visando contribuir para um sistema de saúde mais integral e de qualidade.

O Congresso contará com tutoriais, painéis e conferências proferidos por convidados nacionais e internacionais, sessões científicas orais e pôsteres, relatos de casos e experiências comerciais, que discutirão o estado da arte do ensino, desenvolvimento técnico e científico, além das questões éticas, de regulamentação e das políticas das tecnologias da informação e das comunicações na área de saúde.

O setor de saúde, nos últimos anos, tem passado por profundas transformações decorrentes de mudanças estruturais e limitações impostas por restrições de várias ordens. Estas mudanças acentuam as pressões por evoluções dos modelos de liderança nas organizações.

Neste cenário, Governança Corporativa surge como uma alternativa para a realização destas transformações, de modo a possibilitar novas formas de comando, responsabilidade e transparência. Contudo, para adoção de uma Governança Corporativa eficaz, é necessária a implantação de Governança em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, que representa uma opção para o gerenciamento e controle efetivo das iniciativas de informática nas organizações. Sua aplicação, assim, garante o retorno de investimentos e adição de melhorias aos processos organizacionais.

Para quem está envolvido com aspectos de gestão da área de saúde, ou desejando fazê-lo, desenvolver uma visão crítica sobre o tema e adquirir conhecimento a respeito das alternativas disponíveis: é essencial. Este tutorial é especialmente útil a profissionais e organizações que precisam entender como garantir a continuidade dos processos de negócio, reduzir os custos de indisponibilidade, assegurar o retorno dos investimentos em TIC, aumentando assim a competitividade organizacional, de forma ágil, na velocidade em que o negócio acontece. Neste contexto a Governança em TIC para a área de saúde está intimamente ligada ao alcance destes resultados.

Quem desejar maiores informações sobre o evento deve acessar: http://www.sbis.org.br/cbis2010
Comments